Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

Anúncio do topo interno





O Monteiro Lopes é famoso no Amapá. Esse biscoitinho amanteigado derrete na boca e vai bem com café.
Fazendo uma pesquisa no Google, descobrimos que ele surgiu em Belém, no Pará. Mas duas histórias são contadas, sendo que a primeira diz que é uma homenagem as famílias que criaram a receita. Existiam duas padarias no Mercado Ver-o-Peso, uma era propriedade de Manuel Monteiro, um negro e a outra de Antônio Lopes, um português. Eram concorrentes e cada um produzia um biscoito de cores e paladares diferentes. Os filhos de ambos, após a morte dos pais, se casaram e deixaram de ser concorrentes, juntando a receita dos biscoitos.
A outra história relata que seria uma homenagem a Agnano Monteiro Lopes, primeiro presidente negro de um Tribunal de Justiça do Brasil e que também dá nome ao museu da sede do Poder Judiciário do Pará.

RECEITA


MASSA:
300g de farinha de trigo
150g de manteiga sem sal
50g de açúcar
1 pitada de sal

CALDA:
150 ml de água
2 colheres de chocolate em pó
Açúcar para enrolar

Modo de preparo
Misture com as mãos a manteiga, o açúcar e a pitada de sal e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos. O ponto ideal é quando desgrudar das mãos e da tigela. Enrole do tamanho desejado e coloque numa assadeira untada com manteiga e trigo. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Estará pronto quando a massa soltar facilmente da forma e estiver levemente dourada.
Para a calda, leve ao fogo a água e o chocolate em pó e deixe ferver.
Passe os biscoitos na calda, espere secar um pouco e passe no açúcar.


DICA: no lugar da calda tradicional, fazer um brigadeiro. Também pode adicionar castanha-do-Pará triturada na massa.

O melhor conteúdo de gastronomia. No ar desde 2018, criado por três dos seis integrantes do perfil no instagram O Que Comer Amapá? (@oquecomerap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos