Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

Anúncio do topo interno






A chef amapaense Kátia Oliveira foi a grande vencedora no Prêmio Dolmã, considerado a maior premiação da gastronomia brasileira para os profissionais de destaque. Este ano, o evento foi realizado no dia 7 de dezembro, em Góias. 

Ao longo dos 22 anos de carreira, Kátia trabalhou em diversos restaurantes de Macapá e já foi proprietária de dois. Hoje, trabalha com buffet e é personal chef, momento em que vai na casa do cliente e deixa toda a comida pronta.

“O prêmio é o reconhecimento de todo um trabalho, porque trabalhar com gastronomia não é fácil. Estou neste ramo há 22 anos e já tive vários problemas de saúde, mas eu amo o que faço e esse prêmio é de todos que trabalham com gastronomia no Amapá e de todos os lugares por onde passei, aprendi e cozinhei”, enfatizou.

Também representaram o estado no prêmio Dolmã, os chefs Yukio Nagano e Aldelea Costa. Kátia garantiu a vaga após vencer o concurso Enchefs Amapá, em junho, com o prato “Cumary (peixe robalo na língua Tupi Guarani) com crosta de pupunha”.



A chef conta que quando se inscreveu no Enchefs pensou em cada detalhe para que as pessoas sentissem uma explosão de sabores, com elementos do Amapá e que também lembram a sua infância.

“Quando eu me inscrevi eu pensei em fazer uma homenagem pra minha mãe, que era a minha maior incentivadora. Ela amava pupunha e também lembrei do robalo, porque em Macapá só se fala do filhote e ele é tão saboroso quanto. Coloquei banana e abacaxi porque adoro a mistura agridoce. A castanha-do- Pará completa o prato com a crocancia”, explicou.

Nós experimentamos o prato durante o Enchefs e ele traduz exatamente a mensagem que a chef quis repassar, com vários sabores que se misturam na boca e formam uma combinação super harmonizada, apesar de conter ingredientes bem distintos.
 


DOLMÃ

O Prêmio Nacional DÓLMÃ é constituído pela execução de todos os Enchefs Estaduais, passando pelo Processo de indicação, divulgação da Relação Oficial dos Chefs indicados, processo de votação até a execução do Enchefs Brasil e da Cerimônia DÓLMÃ.


O evento criado no ano de 2013, com a sua primeira execução realizada no ano de 2014 e tem como objetivo a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia dos seus estados e do Brasil. Reúne profissionais, estudantes, e amantes da gastronomia brasileira.



A líder - Jornalista, ariana e apaixonada por doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos