Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

Anúncio do topo interno


Na ordem: Açaí, Bacaba, Patauá e Açaí branco
“Tens o dom de seres muito onde muitos não têm nada, uns te chamam açaizeiro outros te chamam juçara. Põe tapioca, põe farinha d'água, põe açúcar, não põe nada ou me bebe como um suco, que eu sou muito mais que um fruto”. Eternizado na música Sabor Açaí, de Nilson Chaves, o fruto saiu do Norte e ganhou consumidores apaixonados por todo o Brasil.

Muita gente não conhece os “irmãos” e “parentes próximos” do açaí. Esses vinhos fazem parte do dia a dia do nortista e são consumidos puros, com farinha d’água ou tapioca, acompanhados de camarão ou peixe frito, diferente do consumo feito no Sul do país, que é congelado, com xarope de guaraná, leite em pó, leite condensado, granola e demais complementos.

Aqui, vamos apresentar essas delícias. Já provou alguma? Qual a sua preferida?


AÇAÍ

O Açaí é considerado o ouro negro da Amazônia por causa da coloração roxa muito escura. É a fruta amazônica mais famosa no mundo. Até hoje, muitos ribeirinhos fazem o processo de despolpamento de forma manual, deixando o fruto de molho em água quente para amolecer e depois amassando na mão. Em todo o Amapá, a plaquinha vermelha sinaliza que naquele local vende açaí, que é preparado em uma máquina conhecida como batedeira.

É consumido com tapioca ou farinha d´água, natural ou gelado, mas sempre fresco e nunca congelado. Há quem prefira fazer pirão misturado com farinha, para saborear junto com peixe e camarão. 


AÇAÍ BRANCO

Igual ao “irmão” açaí, é uma palmeira e seus frutos são produzidos em cachos, com caroço pequeno recoberto por uma fina camada clara. Apesar de ser chamado de branco, sua cor é verde e lembra muito o abacate. Embora apreciado pelos amapaenses, é pouco consumido por ser mais caro e difícil de ser encontrado.


PATAUÁ
O “parente” do açaí também é uma palmeira, pouco consumido no Amapá, é mais encontrado nas ilhas do Pará (Afuá, Breves, Chaves) e muito popular entre os indígenas.  Além do vinho, o óleo do fruto é utilizado ainda na medicina popular e também para produzir cosméticos na grande indústria.
Com frutos formados em cachos e ovais a polpa pode ser branca, esverdeada, mas a mais comum é a arroxeada.


BACABA

Palmeira da Amazônia muito comum no Amapá. É a “prima” do açaí, porém mais clara, calórica e oleosa.

Com um caroço pequeno e arredondado, a massa tem coloração vermelha escura e a polpa é bem cremosa. O modo de preparo é igual ao do açaí: os caroços são deixados em água quente para amolecer e depois batidos.




A líder - Jornalista, ariana e apaixonada por doces.

3 comentários:

  1. Fiquei com água na boca!!! Boa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que nomenclatura errada chamar a polpa do açaí de vinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pelo contrário, quem colocou foram os índios, antes de termos acesso ao fruto.

      Excluir

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos