Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

Anúncio do topo interno



Roberta Malta Saldanha

Um panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje. Assim pode ser explicado o livro “Culinária Brasileira, Muito Prazer: tradições, ingrediente e 170 receitas de grandes profissionais do país”, da jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha, lançado no início de novembro.

Para Saldanha, “receituários, ingredientes e técnicas de preparo são marcadores da identidade de um povo e de um lugar. Identificá-los é uma maneira de preservar nossa culinária que, além do prazer que nos dá, sintetiza o modo de ser e viver do outro, revela características geográficas de uma região, técnicas, preferências, costumes de seus habitantes e contam a nossa história que precisamos e devemos preservar”.

O livro, dividido em cinco capítulos – que levam os nomes das cinco regiões do país –, é fruto de uma pesquisa extensa, que durou sete anos e é apenas o início de um trabalho de valorização da culinária brasileira.

“O Brasil tem 6 biomas extraordinários com inúmeros produtos, ingredientes e técnicas de preparo pouco explorados e ainda restritos a cada um deles”, explicou a jornalista.

Quando perguntamos se a autora seria capaz de escolher uma receita favorita do livro, a resposta foi curta: “São tantas e tão gostosas. Impossível elencar apenas uma”.

Ela também confessou que não conseguiu experimentar todas as 170 receitas apresentadas, mas lembrou que ao longo da pesquisa, algumas situações inusitadas aconteceram, como a saia justa que passou ao recusar um “cachimbo”, em Guaranhuns, Pernambuco.

“Visitando o filho recém-nascido de um parente em Garanhuns, em Pernambuco, me ofereceram um cachimbo. Estranhei. Falei que não fumava. Caíram na gargalhada. Cachimbo no sertão nordestino é uma bebida caseira à base de cachaça e mel, acrescido ou não de polpa de fruta. É costume entre as famílias servir uma taça para as visitas, por ocasião do nascimento de uma criança”, contou.

Com o prato Tartaruga Tucuju, da chef Solange Sussuarana, o Amapá está muito bem representado na publicação.

Amapaense Solange Sussuarana


Receita da Tartaruga Tucuju



O criativo - Jornalista, canceriano e fã de batatas (fritas, assadas e amassadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos