Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Viagens

Anúncio do topo interno




Foi com o prato Tartaruga Tucuju que Solange Sussuarana entrou para o livro "Culinária brasileira, muito prazer", da jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha. A chef amapaense é a dona da única receita representante do estado entre as 170 que formam um panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje.

O picadinho de tartaruga é uma receita antiga, da família do marido de Solange. A chef conta que aprendeu apenas observando a sogra fazer. Na época, o que mais impressionava era o fato de uma ribeirinha, que não havia estudado técnicas, conseguir fazer cortes precisos nos pratos que ela apresentava. Além disso, outro grande segredo, segundo Solange, eram os insumos, todos de qualidade.

Arquivo: carne de tartaruga picada na faca


“Minha sogra era de Alenquer, no Pará. Descendente de portugueses, o avô comerciante sempre trazia de Portugal bons insumos, como azeite e a própria azeitona. Isso sempre faz toda a diferença”, explica.

Quanto a carne de tartaruga, Solange garante que é muito gostosa, principalmente se estiver gorda, mas que o público em geral ainda não está acostumado com esse sabor.

Em Macapá a receita não é muito conhecida, apesar de nos anos 2000 ter entrado no cardápio do Café Aymoré, antigo restaurante de Solange. Na época, o prato era feito apenas por encomenda, pois os custos para trazer uma tartaruga legalizada para o estado eram muito alto, e como não havia produtores legalizados aqui, o valor final não era tão atrativo e a chef parou oferecer.  

A chef brinca que apesar de não ter conseguido ganhar dinheiro com a tartaruga, ela ganhou reconhecimento no país inteiro. O prato já foi apresentado em importantes festivais nacionais e abriu muitas portas.   

“Foi por essa receita que fui convidada pra representar o Amapá como jurada no programa Master Chef, em 2016”, finalizou.

Arquivo: Festival Fartura Fortaleza 2017




O criativo - Jornalista, canceriano e fã de batatas (fritas, assadas e amassadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos