Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

Anúncio do topo interno

Camarão no bafo é uma prato genuinamente macapaense
Macapá completa hoje, 4 de fevereiro, 262 anos. A capital morena, amada por quem é daqui, conquista os visitantes com seu calor, hospitalidade e sabores, cheios de influencias indígenas e paraenses, que misturadas, são uma explosão de sabores.
Para comemorar o aniversário, fizemos uma lista do que você tem que comer para conhecer o meio do mundo de verdade.

Peixe frito com açaí:

O Peixe Frito com Açaí do Mercado Central custa em média R$20,00
















Pra quem não é do norte, essa mistura não faz o menor sentido. Pra quem é daqui, sem sentido é comer diferente.

No açaí, farinha de mandioca ou de tapioca. Às vezes, um pouco de açúcar. No prato ao lado, o peixe frito. Mas também pode ser camarão, charque frito, calabresa e até mortadela.
O Mercado Centro, de frente para a Fortaleza de São José, é o local mais tradicional para experimentar esse almoço tipicamente tucuju.

Nossos peixes:
Falando em peixes, a orla de Macapá tem uma infinidade de restaurantes especialistas neles. As peixarias oferecem, além de fritos, assados na brasa, recheados de forno, em caldeirada, moqueca, empanados.
Os mais comuns são a dourada, pescada amarela, filhote, gurijuba, tucunaré, pirapitinga, pratiqueira e tambaqui. Todos são todos uma delícia. Quem experimenta, sabe que dificilmente vai experimentar melhores Brasil afora.

Camarão no bafo:
Esse talvez seja o prato mais macapaense de todos. Não é frito, nem ensopado e também não tem molho. Tem que descascar e passar no molho de tucupi e na farofa.
Foi criado no balneário da Fazendinha e o preparo é basicamente com sal, limão, chicória e cheiro- verde.

Sorvetes:


Algumas sorveterias de Macapá são extremamente tradicionais, como a Jesus de Nazaré e a Clara Neve.
Essas são conhecidas, principalmente, pelos sorvetes com frutas locais, como graviola, taberebá (cajá no Nordeste), bacuri, murici e o cupuaçu, que também está presente no sabor marabaixo, que mistura o creme da fruta com pedaços de castanha-do-Pará.
O sorvete de açaí é uma peculiaridade a parte, porque pode ser sozinho, ou com farinha de tapioca e até com camarão.

Água de coco:


Nas tardes quentes, uma parada na Praça do Coco pra pegar uma brisa e apreciar o Rio Amazonas é sempre refrescante e uma boa pedida pra encerrar o dia.



O melhor conteúdo de gastronomia. No ar desde 2018, criado por três dos seis integrantes do perfil no instagram O Que Comer Amapá? (@oquecomerap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos