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A primeira coisa que Franco Montoril, designer de interiores, observa quando vai a um restaurante é o conceito. Se o ambiente tem uma personalidade e consegue passar isso.

“Industrial, tropical, clássico, seja qual for, o importante é que o espaço, como o prato é apresentado e a história daquela marca casem e me façam viver a experiência na totalidade”, explicou.

Avaliando uma coisa mais concreta, a acústica também é um ponto que Franco sempre presta atenção. A iluminação pode até pecar – é bom que não peque –, mas a preocupação de dimensionar o espaço pelo número de pessoas e garantir que o cliente consiga ouvir a música e conversar com tranquilidade, sem gritar ou ouvir a mesa ao lado, é fundamental.

Esses são alguns dos pontos que serão apresentados pelo designer na palestra “Design e Gastronomia: ambientação de espaço e aumento do consumo do cliente”, no evento Conexão e Negócios, realizado pela Abrasel e Sebrae, no dia 10 de dezembro, às 14h30, no Sebrae.

O objetivo de Franco é mostrar pros empresários do setor de alimentação fora do lar a importância da experiência da marca no local. Acústica, iluminação, ambiente, conceito e todo o processo que, por meio do design, vai abraçar o alimento para alcançar o objetivo principal, que é a satisfação do cliente.

O consumidor tem que ser conquistado do momento que ele entra até a saída. Essa experiência completa é o que vai determinar se ele volta e, principalmente, como ele vai referenciar a marca.

“A preocupação dos detalhes no salão, para que ele seja atrativo a ponto do cliente registrar e compartilhar seu ambiente, os famosos espaços instagramáveis; os pratos pensados para que, além de gostosos, gerem boas fotos; até soluções de saídas alternativas para atender as demandas de delivery, que tem crescido com os aplicativos. Tudo isso tem que fazer sentido”, adiantou.

No Amapá, segundo o profissional, já tem exemplos de marcas que trabalham bem esses conceitos, mas ainda é pouco, apesar do estado estar preparado e com profissionais capacitados para isso. Ele alerta que quem sai na frente é quem ganha.




O criativo - Jornalista, canceriano e fã de batatas (fritas, assadas e amassadas).

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