O Censo do Turismo de Macapá 2018 apontou que 34% da
população prefere comer em restaurantes à la carte. Na sequência estão os que
vendem comida a quilo, com 22% da preferência do consumidor.
Coordenado pela Associação Brasileira de Turismólogos e
Profissionais do Turismo, ABBTur, o censo avalia e aponta caminhos para a
melhoria do mercado de turismo em Macapá. Dentro desse contexto, o setor de
Alimentação Fora do Lar segue avançando, com diversidade e qualidade nos
produtos oferecidos.
Isso explica o crescimento de 3% das pessoas que declaram
ter o habito de consumir de alimentos prontos fora do lar. Em 2017, eram 24% da
população e em 2018 passou para 27%, cerca de 133.285 pessoas. Esses clientes
declararam que costumam gastar, em média, R$ 49,50 cada vez que saem para comer
fora.
Entre os dados do censo, chama atenção o fato de a população
residente na capital ser responsável por 97% da receita do setor. Turistas
somam em 3%. No total, a receita do setor, no ano passado, foi de R$ 304
milhões, cerca de 2,2% do PIB do Amapá.
Dos empreendimentos existentes, 58% são restaurantes.
Lanchonetes vem em seguida, com 34,8%.
Além de restaurantes à la carte e self-services, lanchonetes
(17%), franquias de fast food (17%), bares e botecos (14%), padarias (14%), hamburguerias
(10%), pizzarias (9%), churrascarias (5%), ambulantes (3%) e cafeterias (1%)
aparecem na lista de hábitos de consumo.
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