Anúncio HOME

Notícias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

Anúncio do topo interno


Talvez você já tenha comido carne de búfalo e nem soube, já que no Brasil ainda é comum vender carne de búfalo como se fosse bovina. Mas não há com o que se preocupar, porque apesar de parecer exótica, ela é mais saudável.
Dados da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) e do European Journal of Clinique Nutrition indicam que a carne de búfalo tem 40% menos colesterol, 55% menos calorias, 12 vezes menos gordura, além de 11% mais proteínas e 10% mais minerais do que a bovina.
O rebanho de búfalos do Brasil tem o maior índice de crescimento dentre todos os animais domésticos e se calcula que dentro de 30 anos o Brasil terá um rebanho de 50 milhões de cabeças.
Segundo dados do Governo do Estado do Amapá, os búfalos ocupam 85% da criação de gado no estado, com cerca de 291 mil cabeças, sendo o 2º maior rebanho do país. A bubalinocultura é uma forte vocação no Amapá, além disso, o mercado para o setor foi ampliado após a conquista do certificado livre de aftosa com vacinação.

Carne Nobre


Popularmente, existe o conceito equivocado de que a carne de bubalinos é dura e escura, porém a carne de búfalo é tão macia quanto a bovina, uma vez que o abate acontece cedo, quando o animal completa 20 meses, em média.
“Dificilmente ao paladar de um leigo, a carne de búfalo é identificada. Mais de 90% do que consumimos em nosso estado é búfalo. A carne do búfalo é perfeita, se utilizarmos um animal abatido da forma correta e no tempo certo teremos uma carne nobre. Antigamente se matava animal com mais de nove anos ou mais. Então vem daí a crendice que a carne de búfalo é rígida. Um bovino se for abatido depois de anos ele também terá uma carne mais rígida”, explicou o Rafael Salviano, Chef Charcuteiro.
O desafio no Amapá é quebrar o preconceito da população e mostrar que, além da carne, também é possível incluir no mercado local os derivados do búfalo, como leite, manteiga, queijos, linguiça e hambúrguer.
Salviano já utiliza a carne de búfalo na charcutaria, que é a técnica de preparo de qualquer tipo de carne, fazendo uso de métodos como salga, conservação, cura, fermentação, desidratação, cozimento e defumação, entre outros, e até mesmo se aproveitando de vários desses métodos juntos. 
“Eu faço a linguiça de búfalo, que leva fraldinha de búfalo, queijo de búfala e leite de búfala. Já produzi pastrami e brisket. Os dois feitos do peito bubalino, pastrami, que é o peito bubalino curado por dias e depois defumado, já o brisket é o peito bubalino, envolto em um tempero seco ‘dry rub’ e defumado de 10 a 12 horas”, explicou Rafael.
Durante a ExpoBúfalo, que está acontecendo no Parque de Exposições da Fazendinha, Rafael Salviano irá apresentar a linguiça de búfalo, chorizo argentino e uma linguiça mista de bubalino e suíno, que na composição leva vinho tinto e especiarias.

ExpoBúfalo
Iniciou no dia 26 e encerra neste sábado, 29, a 2ª ExpoBúfalo e o 1º ExpoLeilão, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A feira de negócios é realizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) direcionada aos produtores e empresas que atuam no setor produtivo, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia.
A ExpoBúfalo vai oferecer ainda oficinas de derivados lácteos, palestras e cursos na área de inseminação artificial e de vacinação animal, além de degustação de produtos da agroindústria local e espaço para feira de artesanato.

Confira a programação voltada ao setor gastronômico:

Quinta-feira (27/06)
8h30 - Oficina: Uso do leite de búfala na produção dos queijos manteiga e creme;
11h - Palestra: Queijo do Marajó: histórico, avanços e conquistas nacionais e internacionais;
14h - Palestra: Manejo alimentar para a produção de leite;
15h - Palestra: Produção de leite bubalino em pó;
16h - Palestra: Registro de estabelecimentos e rotulagem de produtos;
17h - Palestra: Agregando valor: Como melhorar a apresentação dos produtos para o consumidor local;
17h - Oficina: Produção de charque bubalino;

Sexta-feira (28/06)
16h - Palestra: Higiene e manipulação de carnes em açougues e pontos comerciais;
17h - Oficina: Produção de hambúrguer de búfalo;

Sábado (29/06)
15h - Oficina: Oficina de corte de carne;




A líder - Jornalista, ariana e apaixonada por doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio do rodapé interno

| Designed by Camila Ramos