AnĂºncio HOME

NotĂ­cias

O que comer

Receitas

Brocado Consciente

Viagens

AnĂºncio do topo interno




Foi com o prato Tartaruga Tucuju que Solange Sussuarana entrou para o livro "CulinĂ¡ria brasileira, muito prazer", da jornalista gastronĂ´mica Roberta Malta Saldanha. A chef amapaense Ă© a dona da Ăºnica receita representante do estado entre as 170 que formam um panorama detalhado da culinĂ¡ria brasileira de ontem e hoje.

O picadinho de tartaruga Ă© uma receita antiga, da famĂ­lia do marido de Solange. A chef conta que aprendeu apenas observando a sogra fazer. Na Ă©poca, o que mais impressionava era o fato de uma ribeirinha, que nĂ£o havia estudado tĂ©cnicas, conseguir fazer cortes precisos nos pratos que ela apresentava. AlĂ©m disso, outro grande segredo, segundo Solange, eram os insumos, todos de qualidade.

Arquivo: carne de tartaruga picada na faca


“Minha sogra era de Alenquer, no ParĂ¡. Descendente de portugueses, o avĂ´ comerciante sempre trazia de Portugal bons insumos, como azeite e a prĂ³pria azeitona. Isso sempre faz toda a diferença”, explica.

Quanto a carne de tartaruga, Solange garante que Ă© muito gostosa, principalmente se estiver gorda, mas que o pĂºblico em geral ainda nĂ£o estĂ¡ acostumado com esse sabor.

Em MacapĂ¡ a receita nĂ£o Ă© muito conhecida, apesar de nos anos 2000 ter entrado no cardĂ¡pio do CafĂ© AymorĂ©, antigo restaurante de Solange. Na Ă©poca, o prato era feito apenas por encomenda, pois os custos para trazer uma tartaruga legalizada para o estado eram muito alto, e como nĂ£o havia produtores legalizados aqui, o valor final nĂ£o era tĂ£o atrativo e a chef parou oferecer.  

A chef brinca que apesar de nĂ£o ter conseguido ganhar dinheiro com a tartaruga, ela ganhou reconhecimento no paĂ­s inteiro. O prato jĂ¡ foi apresentado em importantes festivais nacionais e abriu muitas portas.   

“Foi por essa receita que fui convidada pra representar o AmapĂ¡ como jurada no programa Master Chef, em 2016”, finalizou.

Arquivo: Festival Fartura Fortaleza 2017




O criativo - Jornalista, canceriano e fĂ£ de batatas (fritas, assadas e amassadas).

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

AnĂºncio do rodapĂ© interno

| Designed by Camila Ramos